Portal exclusivo para membros da IRMANDADE UMBANDISTA AMOR E CARIDADE

Axé irmãos!

Aproveitando a modernidade dos tempos atuais, esse será nosso espaço para nos comunicarmos e futuramente divulgar nossos trabalhos de amor e caridade.

IMPORTANTES

Mediunidade
 Comunicações: e toda forma de comunicação dos espíritos com o homem, isso pode ocorrer através de movimento de objetos, barulhos ou ruídos, entre outras formas. Podem ocorrer como comunicações grosseiras, comunicações frívolas, comunicações sérias e comunicações intuitivas.
 Comunicações grosseiras: são as que contem expressões baixas, que provém de espíritos baixos sem alguma evolução espiritual e totalmente preso a sua vida terrena, esse tipo de comunicação causa desprezo dos médiuns e pessoas que estiverem presentes.
 Comunicações frívolas: são feitas por espíritos zombeteiros ou maliciosos, não são espíritos maus, e sim que procuram se divertir com os presentes, suas conversas costumam agradar algumas pessoas, não tem muita consciência do que falam, e misturam brincadeiras com verdade.
 Comunicações sérias: são os que tratam de assuntos sérios de forma ponderada, sendo uma comunicação útil, diferindo das outras já citadas, essa comunicação ocorre de forma séria, mais não isenta de erros, pois nem mesmo os espíritos sabem tudo, ocorre por espíritos desenvolvidos.
 Comunicações intuitivas: é também uma comunicação seria que tem como finalidade ensinar aos médiuns sobre o espiritismo, que algo que depende do grau de desmaterialização do espírito.
As primeiras comunicações com os espíritos ocorreu por meio de golpes, barulhos e movimentação de objeto assim denominadas como SEMATOLOGIA E TIPOTOLOGIA. Tipotologia consiste no movimento de moveis. Sematologia e a comunicação através de barulhos.
 PNEUMATOGRAFIA E PNEUMATOFONIA
 Pneumatografia, é a escrita produzida diretamente pelo espíritos sem a necessidade de um médium;
 Pneumatofonia: e quando os espíritos reproduzem barulhos sons e vozes semelhantes a do homem, sem a necessidade de um médium.
 PISICOGRAFIA: e a escrita através de transmissão de pensamento do espírito para o médium.

Mediunidade
“ Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos em qualquer grau de intensidade e médium” ( ALLAN KARDEC). Segundo Kardec todos somos médiuns em maior ou menor grau ou evolução, alguns possuem características bem especifica, as faculdade os médiuns podem se revelar de formas e maneiras diferentes, para cada um.
Os principais tipos de mediunidade são: médiuns de efeitos físicos, médiuns sensitivos ou impressionáveis, auditivos, falantes videntes, sonâmbulos, curadores pneutografos, escreventes ou psicógrafos.
 Médiuns de efeitos físicos: são aptos a fenômenos materiais, como movimentar objetos , podendo ocorrer de maneira facultativa ou involuntária.
 Médiuns facultativos: é quando o médium tem consciência do seu poder e age pela própria vontade;
 Médiuns involuntários: são aqueles que exercem esse dom sem o médium querer ou saber que e ele que produz esse fenômeno.
 Médiuns sensitivos ou impressionáveis: são aqueles capazes de sentir a presença dos espíritos, através de arrepios ou impressões. E uma mediunidade que se desenvolve com o hábito, e o médium aprende a sentir se o espíritos e bom o mal.
 Médiuns auditivos: são os que ouvem a voz dos espíritos, pode ocorre de forma interna como se fosse uma voz dentro da cabeça do médium, ou externa de forma clara, o médium tendo consciência de que esta ouvindo espíritos e apenas transmite o que escuta.
 Médiuns falantes: neste caso o médium não escuta nada o espírito serve das cordas vocais do médium e fala o que e necessário, neste caso o médium não tem consciência do que fala.
 Médiuns videntes: são médiuns que vêem os espíritos poder ocorrer de forma normal como o médium acordado, na qual os médiuns lembram-se do que viram, ou pelo sono, quando o este são consegue ver quando dorme, através de sonhos.
 Médiuns sonâmbulos: são duas ordens de fenômeno reunidos, o médium age pelo seu próprio espírito.
 Médiuns curadores: este tipo de mediunidade consiste no dom da cura através do toque ou de um olhar, através de fluidos magnéticos emanado pelo médium ao doente, esse médiuns normalmente trabalha com uma entidade da linha da cura.
 Médiuns pneumatografos: são os médiuns que obtém a escrita direta, algo que não ocorre em todos os médiuns, são aos que possuem uma entidade especifica para isso.
 Médium Olfativo: são médiuns que sente a aproximação das entidades através do olfato.
 Médium de desdobramento: são aqueles que durante o sono anda por vários lugares, são os médiuns que podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, através da materialização da alma, este pode se materializar fazendo que no momento alguém possa ver, isso ocorre normalmente quando o médium deseja auxilia alguém que esteja longe, isso normalmente ocorre de forma involuntária.
 Médium de transporte: e aquele que através da concentração sendo algo voluntario diferente do desdobramento, este poderão ir a um outro lugar, algo que não e visível para os outros que estejam próximos ao médium;
 Incorporação
Este de um dos momentos no qual os médiuns têm maior contato com as suas entidades, e comum ouvir dos médiuns que mesmo incorporado permanecem vendo e ouvindo tudo que ocorre durante os trabalhos, isso e comum, e não são em médiuns iniciantes, uma vez que a maioria dos médiuns é consciente, e cabe ao médium aprender a trabalhar dessa forma, e entender as orientações das entidades, há também aqueles que momento é consciente e outros não.
Cerca de 95% dos médiuns são consciente e 4 % são semiconciente, somente 1% dos médiuns são totalmente inconsciente, essa pequena porcentagem e composta quase por sua totalidade por médiuns de berço, os médiuns de nascença, e não por médiuns que iniciaram nesse caminho devido necessidades dos guias.
A incorporação e a união da mente do médium com a energia gerada pela entidade, a união de dois fatores geram a incorporação. Os conhecimentos de ambas as partes e o que gera a harmonia entre os dois, não adianta uma grande entidade incorporar em um médiuns que não tem qualquer conhecimento, ambos devem evoluir e crescer juntos.



Saudações


Oxalá 
- Epa epa Babá! (yorubá)
Epa epa(exclamação de surpresa, grande admiração pela honrosa presença); Babá (pai)
Omulu/Obaluaie - Atoto! (yorubá)
Atoto (Silêncio) – Silêncio! Ele está entre nós!
Oxóssi - Okê arô! (yorubá)
Okê (monte); arô (título honroso dado aos caçadores) – Salve o grande Caçador!
Oxum - Ora iê iê ô ! (yorubá)
Salve a Senhora da bondade!
Ogum - Patakori Ogun! (yorubá)    ou ainda, Ogunhê! (brado que representa o força de Ogun) pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça!
Yemanjá - Odô-fe-iaba! (yorubá)   ou ainda, Odô iá!
Odô (rio); fe (amada); iyàagba (senhora) – Amada Senhora do Rio (das águas) !
Xangô - Kawô Kabiecile! (yorubá)
Ká (permita-nos); wô (olhar para); Ka biyê si (Sua Alteza Real); le (complemento de cumprimento a um chefe) – Permita-nos olhar para Vossa Alteza Real!
Iansã - Eparrê Oiá! (yorubá)
Eparrê (saudação a um dos raios do Orixá da decisão); Oyá (nome por que é conhecida Iansã) – Saudação aos majestosos ventos de Oyá!
Ibêji -   Oni Beijada! (yorubá)   ou ainda, Beji, Beijada!
Ele é dois!
Nanã - Saluba Nanã! (yorubá)
Salve a Senhora Mãe de todas as Mães
Ossaim - Euê-ô! Euê-ô! Euê-ô! (yorubá)
Ewe (folhas); O (sufixo para cumprimentos (salve) – “Salve as folhas!” ,ou melhor  “Salve o Senhor das folhas!”
Preto Velho - Adorei as Almas!
Caboclo - Okê, Caboclo!
“Salve o Grande Caboclo”
Boiadeiro - Xetro marrumbaxetro! Xetruá!
Significação desconhecida. Figuração onomatopéica.
Exú - Laroyê exú! (yorubá)   ou ainda, Exú é mojubá!
“Saudação amiga à Exú” ; móju (viver à noite) bá (armar emboscada) -  “Exú gosta de viver a noite, sempre capaz de armar emboscadas”.
Crianças - Oni, beijada!
“Ele é dois!” , saudação igual a dos orixás Ibeji.
Ciganos - Arriba!
Malandros -   Salve a Malandragem !   ou ainda, Acosta! Malandro!

HIERARQUIA EM NOSSOS TRABALHOS
Oxossi

Caboclo
Oxum

Baianos
Iemanjá

Marinheiro
Obaluaê – Nanã Buruquê

Preto Velho
Xangô

Ciganos – Linha do Oriente
Ogum

Exús, Exu mirim e Pomba Gira
Iansã

Erê

Caboclos (Força)
 





Erê (Pureza)
Pretos Velhos

Entidades
Caboclos: são entidades de pessoas que habitaram o planeta como civilizações primitivas, cada entidade dessa linha possui uma vibração, inicialmente acreditava que todos os espíritos dessa linha trabalhavam na vibração de Oxossi, hoje já se sabe que os Caboclos atuam em varias vibração, como os Caboclos de Ogum ou Caboclos de Xangô. São entidades fortes e robustas, agem e falam com firmeza.
Pretos Velhos: são entidades que ensinam, curam e educam essas entidades não são somente espíritos que foram escravos trazidos da África ou nascidos no Brasil. Sua Fala e seus gestos são pausados e devagar.
Erê: e a alegria dos terreiros de Umbanda simboliza a pureza e a inocência, durante sua passagem nos terreiros essas entidades brincam e interagem com a assistência e com os médiuns da casa. São mensageiros dos médiuns sendo a única entidade que chega ao Pai Oxalá, com isso levando direto os pedidos ao pai. São espíritos que desencarnaram crianças e por isso trazem características de sua ultima encarnação.
Baianos: inicialmente era uma linha não aceita nos trabalhos, por não esta ligada aos orixás, mas como as outras cada entidade dessa linha também trabalha com a vibração de um Orixá, efetuam trabalhos energéticos, auxiliam para quebra de demandas, e passam boas energias aos consultantes. Esta linha tem facilidade em transitar na linha dos Exús, por isso e comum encontrar baianos que atua nas duas linhas, um dos motivos que levou essa linha ser aceita, nos trabalhos da umbanda, foi a Bahia ser o santuário de todos os Orixás. Devemos citar que essa linha não e unicamente de baianos, são espíritos de toda a região do nordeste brasileiro.
Marinheiro: eles vêm do mar, sempre são brincalhões e alegres, possuem uma aparência de estar bêbados, e conhecidos como o povo d’água, por estarem ligados tanto na calunga grande (mar) propriedade de Iemanjá, quando nas águas dos rios propriedade de oxum. Fazem trabalhos de descarrego, em suas consultas vão direto ao ser resolvido.
Ciganos: são entidade que trabalha com elementos da natureza, trabalham junto com a linha do oriente, há varias correntes ciganas. Os ciganos auxiliam no desenvolvimento dos médiuns, transporte energético, fazendo mandalas, e banhos. E comum vê em trabalhos de esquerda exus ciganos e pomba gira cigana, mais estes vem como luz nas trevas, como na linha baiana encontrasse também entidades que trabalham tanto na direita quanto na esquerda.
Exus:  são  os guardiões dos orixás, cada Exú e Pomba Gira como todas as entidades trabalham na vibração de um Orixá, mas são comandados por Ogum,  sendo este o motivo que firmamos e chamamos Ogum antes de chamar e firma nossos compadres. Há exus guardiões e exus de trabalhos, não há a incorporação dos guardiões, os exus de trabalho atuam junto com os guardiões para defesa dos médiuns, também são espíritos de luz que buscam evolução, por isso tanta aproximação com o homem, por ambos buscarem evolução .

Atabaques: Curimba e o nome dado ao grupo de pessoas  responsável pelo toque e cantos sagrados, os toques e os pontos cantados são bastante importantes para o bom andamento dos trabalhos. Pontos cantados marcam todos os rituais feitos pela casa, como defumação e saudação a porteira, auxilia na concentração do médium que com os toques envolve a mente dos médiuns, os pontos cantados quando vibrados de coração atuam diretamente no chacrás superior, e os toques nos chacrás inferiores, criando o ambiente ideal para a incorporação. Os toques do atabaque agem como energia positiva que toma do terreiro, e dissolve a energia negativa. Os pontos cantados funcionam como oração, também serve para chamada de Orixá e Guias, e subida dos mesmos.
Ogã: e a pessoa que toca a atabaque, e uma peca importante dentro do ritual, e são médiuns intuitivos também, e a pessoa que comanda a atabaque e puxa os pontos, devendo conhecer todos os fundamentos da Umbanda.
Defumação: e acompanhados com pontos cantados específicos para a defumação, e a queima de ervas que através da fumaça emana energias positivas para o terreiro e as pessoas que se encontram no local.
Bate cabeça: significa respeito pelos Orixás e entidades, que são representados pelo conga, e também como ponto de força e energia, a forma de bater cabeça pode ser diferente em cada casa.
Adija: e o instrumento usado para chamar os guias e os orixás.

                                                                              

      
                                                                            OGAN

Ogan (do iorubá -ga: "pessoa superior, chefe", com possível influência do jeje ogã "chefe, dirigente") é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de Candomblé. É o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos. Ele não entra em transe, mas mesmo assim não deixa de ter a intuição espiritual.
Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos ogans nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alagbê que começa o toque e é através do seu desempenho no Rum que o Orixá vai executar sua coreografia, de caça, de guerra, sempre acompanhando o floreio do Rum. O Rum é que comanda o Rumpi e o Lê.
Os atabaques são chamados de Ilú na nação Ketu, e Ngoma na nação Angola, mas todas as nações adotaram esses nomes RumRumpiLe para os atabaques, apesar de ser denominação Jeje.

                                                                     

                                                                      

                                                                       Incorporação


Incorporação [do latim incorporatione] – 1. Ato ou efeito de incorporar(-se). 2. O termo incorporação tem sido aplicado inadequadamente à mediunidade psicofônica, pois não tem como dois espíritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns teóricos espíritas afirmam que a incorporação se dá quando o Espírito, ainda que sob o controle do médium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria também chamado de psicopraxia
        Ato em que o espírito desencarnado "entra" no corpo do médium para uma interação com os demais encarnados. O espírito do médium cede lugar momentaneamente para o espírito animador. Este sempre permanece no aparelho por algum tempo, sendo totalmente impossível uma incorporação mais duradoura. O espírito que incorpora em um corpo pode doar ou sugar energias do corpo que lhe acolhe, dependendo do grau de adiantamento do espírito em questão. O espírito do médium permanece ligado a seu corpo pelo "cordão-de-prata". A incorporação é um dos mais interessantes e praticados fenômenos espíritas.Suas possibilidades são muitíssimo vastas, não só do ponto de vista da comunicação efetiva com o espírito como sua interação com o meio físico mais propriamente.Verifica-se, em muitos casos, um grande desgaste por parte do espírito logo após a desincorporação, possivelmente devido a grande troca energética que se verifica entre o espírito, o médium e o meio. (Leitura básica: "O livro dos médiuns" de Allan Kardec)  creditos:http://www.guia.heu.nom.br/incorporacao.htm
                                                          


                                                                     CHAKRAS


Um Pouco sobre os Chakras

Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula estaenergia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.
Imagine que os chacras são uma lâmpada com uma tomada do lado. Eles tanto indicam a quantidade de energia naquele sistema específico como podem ser usados para recarregar a energia do sistema. Existem muitos canais e uma grande divergência quanto ao número exato. Algumas linhas afirmam existir 32, outra 114 e ainda 88.000 - sendo assentes todos que os principais são sete.


O corpo físico e cada um dos chacras

Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Daí, a relação entre as doenças e as crises emocionais. É muito comum ver pessoas que acabam somatizando e transformando energias negativas, depressãoraivasolidão, em doenças físicas, como cânceres e outras mais graves. Nosso corpo físico tem pontos, que quando ativados, fazem fluir a energia vital, nos trazendo alegria e, principalmente, saúde. É através dos nadis (meridianos) - caminhos invisíveis dentro do nosso organismo - que a energia vital caminha por todo o nosso corpo e chega aos chacras, em pontos que concentram vibrações mais específicas, conforme veremos à seguir:

[editar]Muladhara

(Chacra Raiz)
Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte")
Mantra: Lam.
Localização: Base da Espinha.
Cor: Vermelho.
Elemento: Terra.
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.
Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.
primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

[editar]Svadhisthana

(Chacra órgão genital e base da barriga)
Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer")
Mantra: vam.
Localização: Abaixo do umbigo.
Cor: Laranja.
Elemento: Água.
Funções: Força e vitalidade física.
Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.
segundo chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

[editar]Manipura

(Chacra do umbigo)
Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias")
Mantra: Ram.
Localização: Zona da barriga.
Cor: Amarelo.
Elemento: Fogo.
Funções: Digestão, emoções e metabolismo.
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro.
Qualidades Positivas:Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação.
Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva.
terceiro chacra (conhecido como Chakra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

[editar]Anahata

(Chacra cardíaco)
Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado")
Mantra: Yam.
Localização: Coração.
Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor).
Elemento: Ar.
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico.
Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz.
Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação.
quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e àdevoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

[editar]Visuddha

(Chacra Laríngeo)
Nome em sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Mantra: Ham.
Localização: Na garganta.
Cor: Azul claro.
Elemento: Éter.
Funções: Som, vibração, comunicação.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.
quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

[editar]Ajña

(Chacra Frontal)
Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando")
Mantra: Om.
Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.
Cor: Azul índigo.
Elemento: Todos.
Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão
sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

[editar]Sahasra

(Chacra Coroa)
Nome em sânscrito: SAHASRA ("O Lótus das mil pétalas")
Mantra: Aum.
Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
Cor: Violeta e Branco.
Elemento: Todos os elementos.
Funções: Revitaliza o cérebro.
Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.
Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.
sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

[editar]Como energizar os chacras

Várias terapias, como o Reiki e a cromoterapia se utilizam dos chakras como base para diagnóstico e tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através de gestos , que podem ser incorporados no dia-a-dia é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização do corpo e da alma.
" Concentrar-se no que está fazendo, pensando na região do chakra já é uma forma de reativá-lo. Procure ficar em um lugar tranqüilo, para que nenhum barulho possa tirar sua concentração. " Coloque uma de suas mãos aberta em frente ao chakra, sem tocar no corpo, e faça movimentos circulares no sentido horário, como se estivesse massageando o local, mas à distância. " Sentar-se na posição de lótus - pernas cruzadas - tronco ereto - e fixar o olhar na ponta do nariz estimula o chakra frontal ou do terceiro olho.
" As cores e os cristais são formas visuais de estimulação do chakras. Utilize a pedra com a cor correspondente a do chakra e direcione suas vibrações.

[editar]Origem

A palavra chakra significa literalmente roda. Os chakras são os pontos onde se encontram e fundem as Nadís, ou meridianos, canais condutores da energia no organismo. Estas Nadís unem-se em vários pontos que rodam no sentido dextrógiro (que provoca rotação para a direita - no sentido dos ponteiros do relógio. Antônimo de levógiro).
A noção de chakra faz parte do tantra ou tantrismo, para o qual a kundalini reside no Muladhara. O objetivo das práticas tântricas, que são essencialmente Bhakti Yoga, é a subida da kundalini através dos chakras, ativando-os, a fim de se unir no Sahasra com Shiva, aqui representado como essência espiritual.
Os chakras, descritos em textos tântricos tradicionais, despertaram também a atenção do movimento esotérico europeu, por exemplo, doRev. Leadbeaterteosofista.
Os chakras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energeticos utilizados para cura e progresso energetico e Espiritual. O Qi Gong da China ou Acupunctura, O Yoga da Índia e outras culturas antigas tinham conhecimento destes pontos e de como trabalhar com eles era benéficio à saúde.

[editar]Prana, ki e chi

Atualmente, com a universalização do conhecimento, existe a tendência a considerar a convergência dos conceitos das culturas indiana e chinesa sobre estes centros de energia (chakras), e os nadis. Os nadis seriam correspondentes aos meridianos chineses, assim como prana, ki e chi seriam nomes diferentes para a mesma energia vital.
As pesquisas de Hiroshi Motoyama, em Osaka, com o campo eletromagnético humano, mostram a relação entre os meridianos e os nadis, bem como as alterações nas ondas cerebrais durante a ativação dos centros ou chakras superiores.

[editar]Kundalini

O primeiro chakra, denominado no ocidente como Chakra Base ou Chakra Raiz é o responsável por manter o fluxo de energia ascendente da terra para o corpo. Emocionalmente ele conecta a pessoa ao mundo presente sendo o responsável pelo bom ânimo. Esse chakra também exerce forte influência sobre os demais 'bombeando' energia da terra (telúrica) para cima em direção aos demais centros de energia.
Nos pés há chakras secundários, Plantares, que se relacionam diretamente ao Chakra Raiz sendo os responsáveis pela perfeita troca de energia entre o corpo e a terra.
A energia telúrica absorvida por esses três chakras, ao ser modificada pelo Chakras Raiz, em seu caminho ascendente aos demais chakras recebe o nome de Kundalini.
Técnicas orientais e descrições herméticas relatam o fluxo dessa energia, usando-se a expressão "fogo serpentino", que descreve sua ascensão através dos nadis.






                                            HIERARQUIA DOS EXÚS





Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

hoje postarei a hierarquia dos Exus, como eles se organizam.

Exu Maioral: Exu Lucifér (Comanda toda linha de Exu)

Abaixo do Maioral existem sete exus que comandam as sete linhas cada um respondendo a um Orixá.

Exu Sete-Encruzilhadas (Oxalá)

Pomba Gira (Iemanjá)

Exu Tiriri (Ibejada)

Exu Gira-Mundo (Xangô)

Exu Tranca-Ruas (Ogum)

Exu Marabô (Oxossí)

Exu Pinga-Fogo (Obaluaye)

Cada um desses Exus comandam outro sete Exus onde eles fazem o cruzamento de dois Orixás sendo a ponte de ligação.

Oxalá

7 - Exu Sete Encruzilhadas
Comando negativo da linha

6 - Exu Sete Pembas
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Sete Ventanias
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Sete Poeiras
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu Sete Chaves
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Sete Capas
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Sete Cruzes
Representante negativo na linha de Obaluaye

Iemanjá

7 - Exu Maré
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exu Pomba Gira
Comando negativo da linha

5 - Exu Má-canjira
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Carangola
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu Naguê
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Maria Mulambo
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Maria Padilha
Representante negativo na linha de Obaluaye

Ibejada

7 - Exu Veludinho da Meia Noite
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exu Manguinho
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Tiriri
Comando negativo da linha

4 - Exu Lalú
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu Toquinho
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Mirim
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Ganga
Representante negativo na linha de Obaluaye

Xangô


7 - Exu Pedreira
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exu Calunga
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Corcunda
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Gira Mundo
Comando negativo da linha

3 - Exu Meia Noite
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Mangueira
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Ventania
Representante negativo na linha de Obaluaye

Ogum

7 - Exu Tira Teimas
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exu Tira Toco
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Limpa Trilhos
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Tranca Gira
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu Tranca Ruas
Comando negativo da linha

2 - Exu Veludo
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Porteira
Representante negativo na linha de Obaluaye

Oxossí

7 - Exu da Campina
Representante negativo na linha de Oxalá

6 - Exu Bauru
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Lonan
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Capa Preta
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu Pemba
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Marabô
Comando negativo da linha

1 - Exu das Matas
Representante negativo na linha de Obaluaye

Obaluaye

7 - Exu Pinga Fogo
Comando negativo da linha

6 - Exu Alebá
Representante negativo na linha de Iemanjá

5 - Exu Bára
Representante negativo na linha de Ibeji

4 - Exu Come Fogo
Representante negativo na linha de Xangô

3 - Exu do Lodo
Representante negativo na linha de Ogum

2 - Exu Brasa
Representante negativo na linha de Oxóssi

1 - Exu Caveira
Representante negativo na linha de Oxalá

Que Oxalá nos abençõe sempre

Saravá .'.